Gastronomia

Dar água na boca.

No mundo atual, a imagem em si é o grande meio de comunicação. A fotografia é entendida em qualquer idioma, não há necessidade de tradução.

O mundo todo consome comida primeiro com o olhar, depois vai ao olfato e ao paladar. Uma boa fotografia de gastronomia transporta o cheiro e o gosto ao espectador, num piscar de olhos, enchendo sua boca de água.

O Brasil é um país de muitos sabores, de muitas misturas e de muitos temperos, tanto a comida como o povo. O mercado de alimentos brasileiro e suas peculiaridades é moldado por sua culinária típica local, mas também por multinacionais, por fast foods, e por slow foods, por cozinheiros, restaurantes, chefs, culinaristas, bares, panificadoras, patisseries e continua em expansão. Um grande mix de cozinhas e sabores, que podem ser sentidos através de uma imagem fotográfica.

A fotografia culinária é feita para contar sobre o alimento, sobre o nutrir, sobre o alimentar, sobre os processos, sobre os sabores.

Em todo o universo gastronômico, existem milhares de motivos para se fotografar: um receituário, um produto, um vinho, uma criação, um passo-a-passo, um alimento in natura, um ambiente gastronômico, uma bebida, uma revista, um restaurante, um cardápio, uma divulgação, um livro.

Meu amor pela fotografia de gastronomia começou quando precisei me alimentar melhor para alcançar meus objetivos. Foi quando percebi que o que nutre meu corpo é muito importante, é a energia de qualidade que dou para ele. Foi aí que surgiu meu amor pelos alimentos e também pela fotografia de culinária. Eu gosto da fotografia de todo o processo culinário, desde a plantação até a mesa. O produto final é o foco, mas o caminho que ele percorreu, para mim, também faz parte do que o alimento traz para quem terá o prazer de degustar. É assim que enxergo a fotografia de gastronomia.

Acompanhar um chef, cuidando de cada detalhe de um prato é um momento único.

Acompanhar um restaurante familiar, preparando seus pratos típicos também.

Acompanhar uma blogueira fazendo seu trabalho… cada etapa e cada pessoa, tudo tem muito valor para o produto final.

Fotografia culinária, no final de tudo, é de dar água na boca.

:::

× Fale comigo por WhatsApp