Comida e suas histórias

Comida e suas histórias

 

A comida chega até a mesa do restaurante (ou até a mesinha do café, ou até o colo num banco de praça…), pronta para ser degustada e apreciada pelo cliente, faminto. Mas até ela chegar neste lugar de degustação, o alimento passou por muitos processos, inclusive por processos intelectuais, por que não? Comida e suas histórias é um pouco sobre esse lugar de onde o alimento vem e por onde ele passou.

Alimentação, palavra que contem dentro dela muitos agregados, de vida, de nutrientes, de funções vitais, energéticas, crescimento, movimento, reprodução e manutenção.

Nutrição… nutrição das funções vitais, mas também dos sentidos, dos desejos e da alma.

Onde sua comida foi colhida, ou criada, todo o processo que ela passou, os detalhes, o preparo, a atenção com que ela foi limpa, separada, cozida, esperada. Esse fazer que as pessoas dedicam aos ingredientes de um prato, essa é a história contada através das fotografias de comida e suas histórias.

Afinal, um alimento não surge como mágica, ele está sendo manipulado e pensado por muitas pessoas antes de chegar a nutrir quem o ingere. É deleite, é alquimia, é vida! E amor também, porque dizem que “…cozinhar é um modo de amar os outros.“ (Mia Couto).

Comida e suas histórias é um espaço que acredito como fundamental da fotografia de gastronomia, e de arquitetura também (por que não?). Para mim, a fotografia de gastronomia é todo o processo, não somente o resultado final.

Espero que gostem do que está aqui. Sintam-se à vontade para observar, sentir e entrar em contato!

:::