Como classificar High Key e Low Key na fotografia de arquitetura

High Key e Low Key é uma forma de pensar a fotografia priorizando a alta luminosidade ou a baixa luminosidade. Isso depende muito do conceito do ambiente, na hora da concepção do projeto, pelo profissional. Nas fotografias, claramente, a luminosidade – ou falta dela – das imagens se traduz em emoção.

toalete em tons bastante escuros, com metais e louças pretas, iluminação pontual, predominância de sombras
ao lado direito as cubas e mictórios, ao lado esquerdo as cabines com vasos sanitários
Fotografia: Bia Nauiack
Casa Cor Paraná 2019
Jane Rocha e Suzane Simon
toalete em tons bastante claros, com metais dourados e louças brancas, iluminação geral, predominância de luzes
ao lado esquerdo as cubas, ao lado direito as cabines com vasos sanitários
Fotografia: Bia Nauiack
Casa Cor Paraná 2019
Jane Rocha e Suzane Simon

Na Casa Cor Paraná 2019, podemos ver essa dualidade e ambiguidade claramente nos dois Toilletes Funcionais pela designer de interiores Jane Rocha e pela arquiteta Suzane Simon.

High Key e Low Key tem características muito fáceis de serem lidas.

High Key:

  1. Brilho e altas luzes predominam em tons de branco
  2. Poucos pretos e meios tons
  3. No histograma, o maior volume de tons está ao lado direito
  4. É necessário um ambiente bem claro e luminoso, na concepção do projeto
toalete em tons bastante claros, com metais dourados e louças brancas, iluminação geral, predominância de luzes
ao lado direito as cubas, ao lado esquerdo as cabines com vasos sanitários, ao fundo um armário espelhado com uma orquídea sobre eles e um espelho na parede sobre este armário
Fotografia: Bia Nauiack
Casa Cor Paraná 2019
Jane Rocha e Suzane Simon
OBS.: Essa fotografia tem movimento! Olhe de novo.

Low Key:

  1. A fotografia tem muitos tons escuros, pretos e sombras
  2. Poucos brancos e meios tons
  3. No histograma, o maior volume de tons está ao lado esquerdo
  4. Necessário um ambiente bem escuro e com luminosidade planejada para obter sombras, na concepção do projeto
toalete em tons bastante escuros, com metais e louças pretas, iluminação pontual, predominância de sombras
ao lado direito as cubas
ao lado esquerdo os mictórios
Fotografia: Bia Nauiack
Casa Cor Paraná 2019
Jane Rocha e Suzane Simon

Jane Rocha e Suzane Simon conseguiram conceber muito bem esses dois toaletes, com as características arquitetônicas definidas e um projeto luminotécnico muito bem pensado, que foram definitivos para a boa execução das fotografias em high key e low key.

“Todo ser humano tem dentro de si características e sentimentos ambíguos, como o bem e o mal, a alegria e a tristeza, por exemplo. Então, decidimos levar isso para o espaço, até porque, em essência, um ambiente de toalete já tem dois lados opostos, o masculino e o feminino.” explicam as profissionais.

Quando eu entrei no toalete feminino, minha sensação foi de “UAU”! Achei de muito bom gosto e aquele lustre dourado que reflete a luz é divino!

Quando eu entrei no toalete masculino minha reação foi de “UAU, lindo demais, mas como vou fotografar um ambiente tão escuro?”

Por isso é importante entender as técnicas fotográficas para escolher o mais adequado para cada click.

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